top of page

Novembro é época de caju

No dia 12 de novembro, celebramos o Dia do Caju, um pseudofruto amplamente conhecido e apreciado no Ceará. Rico em vitamina C e antioxidantes, o caju é facilmente encontrado durante o segundo semestre do ano, época em que ocorre sua safra, coincidente com a estação seca. Nativo do Nordeste brasileiro, o caju carrega a representatividade da região, ganhando destaque através da Lei Estadual 15.042, promulgada em 2011. Desde então, o fruto passou a receber o reconhecimento que realmente merece no estado do Ceará.


Além do seu valor econômico, o caju é um importante símbolo da cultura nordestina. Para celebrar essa fruta tão especial, selecionamos algumas receitas deliciosas que podem ser feitas com o caju: Bolo de caju, Suco de caju, Moqueca de caju, Sorvete de caju, Doce de caju e Cajuína.


Além de aproveitarmos a "carne" do caju, também podemos utilizar a castanha, que pode ser consumida de diversas formas, desde assada até em doces e saladas. E, claro, não podemos deixar de mencionar o famoso refrigerante de caju do Grupo São Geraldo, uma empresa com sede em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Com mais de 45 anos de história, esse refrigerante já se tornou uma tradição, oferecendo um sabor marcante e uma fórmula exclusiva que fazem dele uma presença constante nas mesas das famílias nordestinas.


Pensando na importância do caju, a São Geraldo irá distribuir quatro mil mudas de Cajueiro Anão Precoce nas cidades de Juazeiro do Norte, Fortaleza, Quixadá e Sobral, no Ceará, além de Aracaju, capital alagoana. A ação ocorrerá nos dias 9 (em Sobral, Juazeiro, Quixadá e Fortaleza) e 16 (em Aracaju), a partir das 9h, em formato de blitz. Em Juazeiro do Norte, a distribuição acontece todos os anos em frente à fábrica do refrigerante, enquanto nas outras cidades, as mudas serão entregues em locais estratégicos.


“A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do fruto, incentivar o plantio familiar e valorizar a cajucultura, que é tão essencial para a região Nordeste”, ressalta Tiago Caldas, gerente de marketing.


As mudas distribuídas serão da variedade Cajueiro Anão Precoce, uma espécie ideal para cultivo em espaços reduzidos, já que sua altura máxima é de apenas três metros. Apesar de sua estatura, essa árvore é considerada extremamente produtiva, contribuindo ainda mais para a valorização do caju na região.

Commentaires


Espaço Publicitário
bottom of page